ufam_logon

 

 

Projetos de Pesquisa

Título:  Dinâmica de polímeros com estruturas complexa.
Coordenador: Mircea Galiceanu
Área de conhecimento: Dinâmica da Rede e Estatística de Cristais
Financiamento:  CNPq

Resumo: Teremos interesse em estudar a dinâmica dos polímeros com estrutura complexa.    Como   exemplos de redes complexas escolhemos a rede livre de escala, a rede de mundo pequeno, Husimi cactus ou vários fractais. Esses tipos de redes tem muitas aplicações em varias áreas da ciência: física, química, biologia ou até linguística. Neste projeto estudaremos varias grandezas físicas (como o deslocamento médio ou os módulos de cisalhamento) dos polímeros que apresenta uma dada topologia

Título:  Síntese e caracterização de ligas nanocristalinas e amorfas produzidas por moagem mecânica.
Coordenador: Sérgio Michielon de Souza
Área de conhecimento: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia
Financiamento:  CNPq

Resumo: A técnica de moagem mecânica, também chamada de mecano-síntese, vem sendo usada como uma técnica alternativa para produzir novos materiais de dimensões nanométricas, fases amorfas e soluções sólidas estáveis e meta estáveis. Além disso, condições alcançadas durante a moagem mecânica a temperatura ambiente, permitem estabilizar fases polimórficas obtidas somente em altas pressões e em altas temperaturas. Em geral, materiais pleno de defeitos. Esses defeitos afetam ou mesmo controlam propriedades ópticas, mecânicas, elétricas e térmicas dos materiais. Por exemplo, um desafio que enfrenta a indústria de semicondutores é compreender a influência dos defeitos na operação do dispositivo. Tarefa difícil, pelo fato de que suas interações com portadores de carga podem ocorrer longe dos núcleos do defeito, onde a influência do defeito é sutil e de difícil determinação. Por outro lado, em materiais com dimensões de confinamento, ou mesmo nanométricos, a influência dos defeitos pode ser mais pronunciada devido ao seu aumento relativo de volume. Portanto, para fazer ciência de materiais semicondutores, devemos compreender em profundidade a estrutura e a natureza dos defeitos presentes em cada material, para assim poder controlar suas características, ou em outras palavras, manipular suas propriedades. Para isso se faz imprescindível um profundo conhecimento da técnica com a qual se produz as amostras e uma combinação apropriada de diversas técnicas experimentais, assim como o domínio das mesmas. Dentro desta perspectiva, temos dedicados esforços no estudo de materiais contendo uma alta densidade de defeitos como aqueles produzidos por MM as quais requerem um aprimoramento constante das técnicas experimentais envolvidas em suas caracterizações.

Título:  Obtenção de zeólitas a partir de rejeitos de caulim na região do município de Manaus.
Coordenador: Daniela Menegon Trichês
Área de conhecimento: Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia
Financiamento:  CNPq

Resumo: Recursos e reservas de caulim são abundantes em todo o mundo. No Brasil, as reservas concentram-se em sua quase totalidade (93%) nos depósitos sedimentares dos três maiores distritos cauliníferos do país: Rio Capim, no Estado do Pará; Jari, no Estado do Amapá; e no Estado do Amazonas, no município de Manaus. Neste último distrito se concentram 68% das reservas conhecidas no país, embora não tenha ainda quaisquer atividades de lavra.

Embora o início da atividade mineradora seja de grande importância na economia do estado do Amazonas, o beneficiamento do caulim gerará uma quantidade significativa de rejeito que, se não aproveitado, será disposto ao meio ambiente. No beneficiamento do caulim, o resíduo é o próprio caulim, constituído basicamente por caulinita, caracterizandos e dessa maneira em um material com grande potencial para ser empregado como matéria prima em vários processos e para diferentes tipos de aplicações, incluindo obtenção de zeólitas.

O objetivo deste projeto é a obtenção de zeólita a partir da caulinita por moagem mecânica, valorizando este rejeito e evitando assim os problemas que se originarão quando da extração e do beneficiamento do caulim na região de Manaus. O principal resultado esperado é a patente do processo de obtenção da zeólita.


Título:  Estudo da evolução estrutural e óptica em função da pressão de ligassemicondutoras nanoestruturadas produzidas por Síntese Mecânica.
Coordenador: Daniela Menegon Trichês
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Financiamento:  CNPq

Resumo: O presente projeto visa a obtenção das ligas semicondutoras NbTe e NbSe nanoestruturadas através da técnica Síntese Mecânica e a caracterização estrutural e óptica das mesmas sob pressão ambiente e sob altas pressões. As técnicas de caracterização estrutural á pressão ambiente serão difração e absorção de raios x e calorimetria diferencial de varredura. As propriedades ópticas em condições ambiente serão determinadas por espectroscopia Raman e fotoluminescência. Para caracterização estrutural e óptica sob altas pressões, é necessária uma célula de bigornas de diamantes, a qual está sendo solicitada neste projeto. As técnicas de caracterização estrutural sob altas pressões serão difração e absorção de raios x. A evolução das propriedades ópticas em função da pressão será determinada por espectroscopia Raman.

Título:  Desordem em Sistemas Magéticos e Supercondutores.
Coordenador: Igor Tavares Padilha
Área de conhecimento: Fisica da Materia Condensada
Financiamento:  FAPEAM

Resumo: Este projeto procura estudar os mecanismos exóticos da supercondutividade a altas temperaturas críticas. Pretende analisar a relação entre supercondutividade e magnetismo além de investigar suas propriedades. Para isso o mesmo se propõe a fortalecer a infraestrutura computacional do Laboratório de Física Computacional de Alto Desempenho da UFAM.

Título:  Desordem em Sistemas Fortemente Correlacionados e Transição e Fase.
Coordenador: Igor Tavares Padilha
Área de conhecimento: Fisica da Materia Condensada
Financiamento:  CNPq

Resumo: Este projeto propõe se em estudar as diversas formas não convencionais que    a supercondutividade pode se manifestar em sistemas fortemente correlacionados, como férmions pesados, cupratos e ruteno cupratos. A motivação é entender os resultados experimentais sobre as propriedades de transporte e termodinâmicas, além dos diagramas de fase destes sistemas obtidos em diversos laboratórios, no Brasil e no exterior.

Título:  Criticalidade e Assimetrias em Supercondutores e Magnetos.
Coordenador: Igor Tavares Padilha
Área de conhecimento: Fisica da Materia Condensada
Financiamento:  CNPq

Resumo: Supercondutividade Assimétrica em Sistemas Multibandas e a Criticalidade em Sistemas Desordenado. Procura se investigar suas dependências, interligações, assimetrias e descrições. Para isso o mesmo se propõe a fortalecer a infraestrutura computacional do Laboratório de Física Computacional de Alto Desempenho da UFAM.exterior.