ufam_logon

 

 

Casa da Física

CDF-2014

O projeto Estação e Centro de Ensino de Ciências - CASA DA FÍSICA foi desenvolvido desde 1985 pelo Prof. José Pedro Cordeiro, do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e hoje é um projeto de extensão curso de Física da UFAM coordenado pela Profa. Daniela Menegon Trichês. Funciona todos os sábados, de 08h às 11h30min, no Mini-Campus da UFAM, concentrando-se principalmente nos Blocos L e FCA2. A casa da física propicia o aprendizado de Física para milhares de alunos da rede públicaSão ministradas aulas de Física e Matemática e o público-alvo são jovens cursando o Ensino Médio e o Fundamental (a partir do 6º ano).
 
As inscrições são feitas gratuitamente e o projeto conta com uma equipe de voluntários, todos acadêmicos dos cursos da UFAM.  
 
Histórico

 

A partir de uma inquietação sobre os resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Física este projeto foi criado pelo Prof. José Pedro Cordeiro, do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas, a fim de melhorar os resultados obtidos naquele evento. Assim, o início se deu em agosto de 2003 tendo como ações: construir uma série de experiências físicas (kits) com materiais do cotidiano, incentivar exposições itinerantes de Ciência, visitar escolas de ensino médio e fundamental e possibilitar o acesso aos laboratórios do Departamento de Física. Hoje, a Estação e Centro de Ensino de Ciências - CASA DA FÍSICA tem como objetivo implementar um espaço destinado à prática, experimentação, reflexão e análise dos princípios das Ciências, utilizado por escolas públicas e privadas e por alunos do Ensino Fundamental e Médio do Amazonas. Neste espaço, a Ciência estudada a partir do entendimento da dinâmica do meio ambiente terá seus princípios relacionados ao cotidiano.

 
Missão

 

A Estação e Centro de Ensino de Ciências - CASA DA FÍSICA pode ser colocada dentro da educação não-formal, no qual os sujeitos participantes são os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vindos principalmente de escolas públicas da cidade de Manaus, e os monitores, que são estudantes universitários da UFAM. Este espaço é destinado à prática, experimentação, reflexão e análise dos princípios científicos de forma a desmistificá-los frente aos alunos. Com isso, os alunos são capazes de reconhecer estes princípios no seu cotidiano e na tecnologia. Este projeto não só mostra as implicações que os desdobramentos da C&T trazem para as pessoas, para a sociedade e para a natureza, mas também facilita o acesso dos alunos aos conhecimentos científicos e tecnológicos como condição de cidadania. Em especial para os alunos do Ensino médio, o projeto oferece atividades envolvendo o conteúdo do PSC. As tarefas são realizadas sempre com auxílio de laboratório e os alunos são incentivados a participarem de olimpíadas e de feiras de ciências.

  • CDF1
    CDF1
  • CDF2
    CDF2
  • CDF3
    CDF3
  • CDF4
    CDF4
  • CDF5
    CDF5
  • CDF6
    CDF6
  • CDF7
    CDF7