ufam_logon

 

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA

CDF-2014

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás/Furnas. Seu público-alvo são os alunos regularmente matriculados de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio em todo território nacional. As provas da OBA têm quatro níveis distintos: Nível 1 , destinada aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com duas horas de duração; Nível 2 , destinada aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com duas horas de duração; Nível 3 , destinada aos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e três horas de duração; Nível 4 , destinada aos alunos de qualquer ano do Ensino Médio e com duração de quatro horas. A correção das provas da OBA é feita, com base no gabarito oficial divulgado pela coordenação nacional, pelos próprios professores representantes da OBA e pela equipe de professores sob sua coordenação. Ao final do processo todo aluno que fez a prova da OBA recebe um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo, bem como os gestores das escolas recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Cabe à coordenação nacional da OBA selecionar a equipe para representar o Brasil na correspondente Olimpíada Internacional de Astronomia.
 
O Centro de Ensino de Ciências - CASA DA FÍSICA participa da OBA desde 2003 buscando popularizar a astronomia e despertar o interesse dos jovens pela ciência. Pretende-se, com as atividades propostas, promover a difusão dos conhecimentos básicos de astronomia e astronáutica de forma lúdica e cooperativa, mobilizando além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e escolas, e, com isso, aumentar a participação dos alunos das escolas públicas de Manaus e do interior do Estado nas próximas olimpíadas tornando-a parte das atividades rotineiras das escolas.  
 

O professor Walter Esteves de Castro Jr. é o representante do Centro de Ensino de Ciências - CASA DA FÍSICA junto à coordenação nacional da OBA desde 2005, coordenando a aplicação, correção das provas e lançamento das notas no portal da OBA. Em 2013 tivemos o maior número de alunos participantes por ocasião da XVI OBA ocorrida em 10/05/2013 com o número de 3651 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, sendo 33,7% de alunos da capital e 66,3% de alunos de vários municípios do interior do Estado.

 
  • OBA01
    OBA01
  • OBA02
    OBA02
  • OBA03
    OBA03
  • OBA04
    OBA04
  • OBA05
    OBA05
  • OBA06
    OBA06
  • OBA07
    OBA07
  • OBA08
    OBA08